A tecnologia e a inovação são temas centrais da Cimeira de Inovação em Saúde – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Evento organizado pela Satisfação de Comunicação em parceria com o Sindusfarma tem como objetivo otimizar a integração entre os ecossistemas da saúde

Está acontecendo hoje em dia, em Digital House, na capital paulista, o da Cimeira de Inovação em Saúde, organizado pela Satisfação de Comunicação e o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), com o patrocínio da Guia da Farmácia. A abertura do evento esteve a cargo do diretor de assuntos técnicos e a inovação do Sindusfarma, Jair Calixto, que falou sobre sua preocupação em unir-se às tecnologias já existentes para algo ainda maior.

“A gente pensa que não tem capital ou que essas tecnologias ainda são novas para o Brasil, mas se não evoluirmos e não seguir as transformações digitais, vamos acabar ficando para trás”, disse.

Em seguida, o gerente de open innovation da Dasa, Thiago Julho, abriu o primeiro painel do dia: Inovação em Saúde – Onde Estamos e Para Onde Vamos? De acordo com ele, os quatro conceitos marcam o momento atual: a digitalização, a medicina personalizada, novas economias e a revolução digital. Mas, em um futuro próximo, serão vistas as terapias digitais e a era da genética.

“É preciso ter a cultura da inovação, isto é o mais importante. Além disso, contar com estratégias para que essa cultura aconteça e oferecer ferramentas para que os funcionários tenham como inovar”, diz ele sobre o processo de inovação nas empresas.

O diretor de inovação e conhecimento geral do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Terra, complementa dizendo que estamos em um momento de fenômeno de empreendedorismo. A Cada dia surgem novas empresas, inclusive na área da saúde. “Hoje em dia, existem mais de um milhão de aplicativos, mas apenas 1%, será um sucesso. Porque a característica geral de uma startup é a experimentação e a escalabilidade.”

Mas, mais que isso, é necessário entender quais são as tecnologias e onde se encaixam. Isso foi o que o painel Tecnologias que Mudarão a Área da Saúde. De acordo com o desenvolvedor de sistemas da VR Benefícios, Romulo Aguiar, a tecnologia é um meio muito importante, mas, em primeiro lugar, é necessário ver quais são as falhas que podem ser solucionadas – mesmo que com ações simples.

Para exemplificar, cita-se um caso de GM, Volvo e a Amazon que, juntas, têm feito um projeto onde o porta-malas do carro se abrem de forma remota e varejo entrega dos produtos dentro do carro do consumidor, mesmo que ele não esteja lá. Apesar de que a tecnologia empregada não ser inovadora, o serviço é.

“Os dados que se tem acesso hoje em dia são apenas a ponta do iceberg, cerca de 30% de tudo o que pode ser aproveitado com tecnologias como a Inteligência Artificial”, ressalta o diretor de inovação e linhas de serviços da Optum Brasil, Felipe Rizzo.

Entre os fatores determinantes para as inovações, Rizzo, menciona que as empresas devem colocar o paciente no centro de design da experiência digital, adotar uma identidade digital única do paciente; contratar tecnologias que garantam a qualidade, o preço e a inovação; entre outros.

A inovação pode ser vista nas empresas brasileiras. A CEO e fundadora da startup Fofuuu, Fernando Cardoso, foi convidada a mostrar sua criação: um aplicativo que faz treinamento de fonoaudiologia para crianças por meio de jogos. A ideia surgiu ao ver que os exercícios eram chatos para os pequenos e grande parte deles não chegou a fazer os exercícios em casa, o que dificulta um tratamento realmente bem-sucedido.

Outro grande exemplo é a Pixeon, representada por seu ceo e co-fundador, Roberto Ribeiro da Cruz, que contou a história da empresa, que se posiciona como uma “one stop shop software provider”, com uma linha completa de produtos de tecnologia da saúde com soluções para hospitais, laboratórios, centros de imagem e clínicas.

Continue acompanhando a cobertura completa! Estamos em tempo real no Instagram @guidafarmacia

Foto: Fabiano Viana

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/tecnologia-e-inovacao-sao-temas-centrais-de-topo-inovacao-em-saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *