Processo líquida e projeta o saldo disponível
Para que uma empresa seja bem sucedida, é necessário que exista uma organização financeira. Uma grande ajuda neste processo é o fluxo de caixa, que determina e dirige o saldo disponível para que tenha sempre o capital de trabalho, seja para uma aplicação ou eventuais despesas.
Para o fluxo de caixa ideal, devem ser registrados todos os recibos (vendas à vista e a prazo e recebimento de duplicatas, entre outros) e todos os pagamentos e compras à vista e a prazo e pagamentos duplicados, pagamento de impostos e outros pagamentos previstos, até o último pagamento e recebimento conhecido.
Com isso, o empresário tem uma visão de presente e futuro, avaliando a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. A partir daí, é possível antecipar algumas decisões importantes, como a diminuição de despesas sem o empenho do benefício, planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de inventário, planejamento de solicitação de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com o fornecedor, entre outros.
Como desenvolver o fluxo de caixa?
1. Lançar em “contas a pagar” e “contas a receber” os compromissos já assumidos e os valores a receber, já conhecidos ou facilmente estimados.
2. Estimativa de despesas não lançadas, como impostos, contas de luz, água, folha de pagamento, etc.
3. Nas vendas à vista, usar como base a média diária das vendas realizadas normalmente. Considerar, também, os meses de movimento mais forte ou mais fraca do que a média. Ser conservador ajuda no controle diário de receitas e despesas.
O saldo final de fechamento de caixa deve coincidir com o valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas de cheques.
Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Foto: Shutterstock
Compartilhar:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
- Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
controle financeiro de fluxo de caixa
Fonte: guiadafarmacia.com.br/como-controlar-o-fluxo-de-caixa