Medicamentos para a ranitidina são usados para combater a acidez do estômago e úlceras do estômago da Imagem: iStock
Após a detecção e a impureza, a chamada de a N-nitrosodimetilamina (NDMA), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspender a importação, uso e venda de insumo farmacêutico, ranitidina, fabricado pela Saraca Laboratories Limited, localizada na Índia.
Sua ação é preventiva, já que os estudos em animais são classificados da NDMA, como um potencial agente carcinogênico humano. A NDMA, é uma nitrosamina, uma substância que se encontra na água e nos alimentos, mas não se espera que cause um dano quando usado em um nível muito baixo.
Nos estados UNIDOS, a FDA (Food and Drug Administration), a agência responsável pela regulação dos medicamentos, identificou os baixos níveis de contaminantes em medicamentos. No entanto, ainda não há uma definição do real, o risco destes produtos, já que as quantidades definidas, que são um pouco maiores do que as que se podem encontrar nos alimentos comuns.
A suspensão, que é o insumo farmacêutico ativo deste fabricante em particular, pode entrar no país. A Bactéria encontra-se a avaliação dos dados, e fornecer-lhe todas as informações assim que estiverem disponíveis.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Os medicamentos, ranitidina, têm um perfil de segurança bem estabelecido, e são amplamente utilizados para a acidez do estômago e úlceras de estômago.
Em pacientes que têm alguma dúvida com relação ao tratamento atual que se pode falar com o seu médico ou farmacêutico. Neste momento, não há nenhuma recomendação para a suspensão de seu uso, mas também existem muitos outros medicamentos que são utilizados para as mesmas indicações que pode ser utilizado como uma alternativa terapêutica
Por último, o Organismo continua trabalhando para evitar que as nitrosaminas em medicamentos e agir com nossos parceiros internacionais para a proteção da saúde dos pacientes, por meio da adoção de medidas mais eficazes para evitar que estas impurezas estão presentes em medicamentos.
Fonte: Ministério VivaBem
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/09/16/encontro-febrafar-2019-movimenta-mercado-farmaceutico/