Sindigás ” a Petrobras adota o mecanismo que permite manter o ajuste da gasolina – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

A Petrobras adota o mecanismo que permite manter o ajuste da gasolina

Posted By : Comments Off

Fonte: Mundo

imagem07 09 2018 00 09 53imagem07-09-2018-00-09-53

RIO — a Petrobras anunciou na manhã desta quinta-feira que os reajustes dos preços da gasolina nas refinarias podem ocorrer em intervalos de 15 dias, em vez de variar todos os dias, como vinha acontecendo desde o dia 30 de junho de 2017. O diretor financeiro da Petrobras, Rafael Grisolia, explicou que a Petrobras não mudou sua política de preços para a gasolina, que continuará com a paridade dos preços internacionais e a taxa de câmbio.

Mas são adotados mecanismos financeiros de proteção para os momentos de grande volatilidade, que podem alterar a periodicidade das atribuições para as refinarias, onde o preço da gasolina, até o final de agosto acumula alta no ano de 28,2%. Segundo o diretor, o objetivo é dar mais flexibilidade à gestão da política de preços da gasolina, sem prejudicar a saúde financeira da Petrobras.

— Vamos utilizar instrumentos derivados financeiros. Isso não muda a nossa política de preços de pesquisar o parâmetro de importação. Mas achamos importante trazer alguns dos mecanismos financeiros para que a gente possa ter opção em momentos de volatilidade da taxa de câmbio e do preço da gasolina no mercado internacional. São instrumentos que dariam proteção de até 15 dias, no máximo, período em que a Petrobras manteria os preços nas refinarias estável — disse Grisolia.

O diretor de Refino, Jorge Celestino, admitiu que a alteração da periodicidade dos reajustes cumpre “algumas das reivindicações que vinham sendo realizadas pelos agentes de mercado”, que vinham cobrando da Petrobras a adoção de mecanismos e ferramentas para mitigar a volatilidade dos preços dos combustíveis.

Celestino negou a relação da medida com a proximidade das eleições e, também, com as notícias dos caminhoneiros ameaçam com nova greve. Os reajustes diários do preço dos combustíveis foram o estopim da greve que deixou o país em maio, e resultou no programa de subvenção ao diesel e o tabelamento do frete.

— A Petrobras tem vindo a evoluir na sua política de preços a partir de 2016. Este mercado é muito sofisticado, e estávamos estudando ao longo de todo esse tempo que ferramentas que podemos implementar para fazer da Petrobras cada vez mais competitiva e rentável — destacou Jorge Celestino.

A empresa soltou fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em um comunicado, disse que “é importante implementar mecanismos que lhe permitam ter a opção de alterar a periodicidade dos reajustes diários de gasolina no mercado interno, podendo mantê-lo estável por períodos curtos de tempo, até quinze dias, conciliando com seus interesses corporativos”.

 

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=12560

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *