O produto será apresentado em todo o Brasil e mais 17 países
A Eurofarma, farmacêutica brasileira, de capital 100% nacional, assinou um acordo com a Eisai, uma das principais companhias farmacêuticas do mundo, para a comercialização de Belviq® (cloridrato de lorcaserina), medicamento inovador na luta contra a obesidade, no Brasil e em outros 17 países da América Latina.
A lorcaserina promove a sensação de saciedade devido à ativação seletiva que faz com que os receptores de serotonina 2C no cérebro, fazendo com que o indivíduo se sinta satisfeito ingerir menos alimentos. Uma de suas principais vantagens é a segurança, não é uma substância estimulante ou estupefaciente. Além disso, outra diferença é o fato de que o paciente continuar perdendo peso ao longo do tratamento.
A prevalência de obesidade tem aumentado entre os adultos, tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. O Brasil vive uma verdadeira epidemia de obesidade. Dados recentes apontam que 54% dos brasileiros estão com excesso de peso e cerca de 20% dos brasileiros são considerados obesos. De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros sofrem de obesidade. Nos últimos 10 anos, a população obesa no Brasil passou de 11,8% em 2006, para 18,9%, em 2016, o que representa um crescimento de 60%. Este número é ainda mais alarmante quando tomamos em conta a população jovem entre 18 e 24 anos, em que houve um crescimento da obesidade em 110%.
Disponível este ano
A lorcaserina foi aprovada em 2012 pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos como complemento de uma dieta reduzida em calorias e um aumento da atividade física para o controle crônico de peso em pacientes adultos com índice de massa corporal (IMC) ≥30 kg/m2 (obesidade) ou ≥27 kg/m2 (sobrepeso), na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada com o peso (exemplo: hipertensão, dislipidemia ou diabetes mellitus tipo 2). O produto foi lançado nos Estados Unidos em 2013, e aprovado no ano de 2016, no México e no Brasil.
De acordo com a vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna, o acordo com a Eisai será de grande importância para combater a obesidade no País. “Nossa presença em toda a América Latina, excelente desempenho em vendas e padrões éticos foram um atrativo para a Eisai, que passa a oferecer o medicamento em um mercado muito significativo em todo o mundo. Para nós, fazer com que o Belviq® vai melhorar ainda mais as nossas soluções para o combate à obesidade, além de proporcionar o conforto e a segurança para médicos e pacientes”.
O medicamento chega ao Brasil em 2019, sem a necessidade de receita médica especial. A novidade faz parte de um acordo selado pelas empresas para o desenvolvimento e a comercialização do produto em outros 17 países (Argentina, Bolívia, América Central e o Caribe – Belize, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e o Brasil acaba de ser eleito como outro ponto comercial do medicamento, aumentando a presença do produto na América Latina.
Segurança cardiovascular
Um estudo realizado em mais de 12.000 pacientes obesos ou com excesso de peso apresentavam doença cardiovascular ateroesclerótica ou vários fatores de risco, como a hipertensão e a diabetes, por exemplo, foi verificada a segurança cardiovascular do tratamento com a lorcaserina. O estudo constatou que o tratamento a longo prazo com lorcaserina não aumenta a incidência de MACE (Eventos Cardiovasculares Adversos Maiores, incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte cardiovascular), e o objectivo de segurança principal do estudo foi atendido. Também se demonstrou uma melhoria em vários fatores de risco cardiovascular, incluindo pressão arterial, dos lípidos, da glicose e da função renal. Além disso, o tratamento com lorcaserina diminui o risco de incidência de diabetes, induz a remissão da hiperglicemia e reduz o risco de complicações microvascular em pacientes obesos e com excesso de peso, apoiando o papel da lorcaserina como complemento da modificação do estilo de vida para o controle crônica do peso e a saúde metabólica.
Tolerabilidade e eficácia
De acordo com a Eurofarma, a lorcaserina apresenta baixa incidência de eventos adversos, sendo os mais comumente relatados são: dor de cabeça, tonturas, fadiga, náuseas, boca seca e constipação em pacientes sem diabetes, hipoglicemia, dor de cabeça, dor nas costas, tosse e fadiga em pacientes diabéticos. Há evidências do benefício da lorcaserina na perda de peso. Um estudo demonstrou que os pacientes que utilizaram lorcaserina tiveram o dobro de probabilidades de perda de 5% do peso corporal com o uso da lorcaserina, com uma média de perda de peso de 5,8 Kg em um ano.
Novos medicamentos são a esperança contra a obesidade
Compartilhar:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
- Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
a eurofarma medicamento para a obesidade novo medicamento para a >obesidade
Fonte: guiadafarmacia.com.br/eurofarma-lanca-medicamento-inovador-para-combater-a-obesidade