O Grupo Boticário considera-se que há oportunidade para o pagamento de avançar, pelo menos, 7% em 2019, ante o valor de R$ 13,1 bilhões previstos para o ano de 2018. A marca de vendas diretas Eudora será a principal responsável pelo crescimento do conglomerado, que também estuda oportunidade de compra na categoria de produtos para o cabelo. As vendas, que incluem as lojas próprias, a percentagem das franquias e vendas diretas – devem crescer 7% neste ano, em comparação com a previsão anterior de 7,5%. “Este ano tem sido desafiador e 2019 também não será fácil, mas estamos otimistas. Existe condição de acertar o rumo do país para a geração de oportunidades e crescimento”, afirmou o presidente Artur Grynbaum.
A meta do executivo é a de abrir 40 lojas, principalmente as bandeiras que O Boticário, quem disse, berenice?. Algumas unidades da perfumaria multimarcas The Beauty Box e Eudora também serão inauguradas nos centros comerciais. Neste ano, foram 62, dentro da faixa de 60 a 70 pontos. Grynbaum disse que as inaugurações serão menores para não canibalizar as unidades existentes. Além disso, as compras online estão ganhando mais espaço. A companhia, que também controla Multi B e Vult Cosmética, deverá investir us$ 300 milhões no próximo ano, com foco em logística, tecnologia e fábricas. É o mesmo nível realizado este ano. Este crescimento não considera possíveis aquisições.
O vice-presidente corporativo do Grupo Boticário, Fernando Modé, afirmou ao Valor que a empresa estuda oportunidades na categoria de cabelos com um faturamento de R$ 100 milhões e us$ 300 milhões. Em março deste ano, foi comprada a Vult, com forte presença nas farmácias e nos supermercados. “A nossa participação nesta categoria ainda é baixa, com produtos exclusivamente para as marcas O Boticário e Eudora. Ao contrário do segmento de maquiagens, que também temos Vult”, disse Modé. Esta marca faturou R$ 354 milhões em 2017, de acordo com dados do Euromonitor International. Forte no Sudeste e Centro-Oeste, agora se expande nas regiões Norte e Nordeste. Para a Eudora, criada em 2011, a estratégia é seguir o mesmo caminho da Natura e avançar no canal farmácia.
Há um ano, a Multi B, distribuidora de marcas próprias e de terceiros do grupo, foi assinado um contrato de exclusividade com o Grupo RD, que possui as marcas Raia e Drogasil, para distribuir o shampoo e o condicionador Siàge, que já está em 1,2 mil farmácias. “No futuro, a Eudora também terá dermocosméticos nas prateleiras das drogarias. Com o fim da exclusividade na RD, iniciaremos as negociações com outras redes no país para distribuir os produtos. Esta expansão é feita com cuidado, porque a venda direta será sempre o principal canal para a marca”, afirmou o diretor da Multi B, Ricardo Nobre.
De acordo com Nobre, o desempenho desta marca nas drogarias está surpreendendo. A média de unidades vendidas da loja em um mês é de 16, enquanto a maior concorrente nesta categoria, L’Oréal, vende cerca de 20. Na venda direta da Eudora, a maquiagem é a categoria com maior representatividade nas vendas, seguida pela perfumaria e cabelo.
Fonte: Valor Econômico
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/12/07/boticário-preve-crescer-7-e-estuda-aquisicao